3 de maio de 2013

Vazios...

Hoje eu passei o dia todo sem conseguir escrever nada...

Isso me aborreceu profundamente...
Um sentimento subterrâneo de solidão pesa sobre o coração...
Mas talvez a palavra certa não seja solidão...
A superfície da alma está ausente de pensamentos e intenções...
Vago pelas páginas de uma pilha de livros que estão largados sobre a mesa...
Procuro algo que não sei o que é...
Meu espírito não se detém em nada...
Procuro – talvez – uma inspiração...
Não é fácil viver sem uma inspiração...
Em dias assim, sem inspiração e sem emoção...
Até mesmo se levantar da cama deixa de fazer sentido.
Selva de pedras... Carros, chaminés, multidão, violência, semáforos...
Não é fácil encontrar uma inspiração no mundo em que vivemos...
Às vezes eu me pergunto se a inocência ainda é uma possibilidade entre nós...
Um céu azul, uma noite estrelada, isso ainda nos encanta?
Já faz tanto tempo que perdemos a simplicidade da nossa alma...
E o que ganhamos com essa perda?
Acaso nosso coração será outra vez sensível à beleza das coisas simples e ingênuas?
Talvez a palavra certa seja tédio...
Talvez seja desilusão...
Talvez pecados não confessados e não perdoados...
Talvez seja culpa.
Talvez seja ódio.
Mas pode ser que seja tudo isso junto, e muito mais...
Fecho os olhos...
O céu da tarde está azul e melancólico. Faz frio.
Releio fragmentos de textos antigos que escrevi madrugadas adentro...
Um amontoado de palavras dispersas e sem sentido que me deixam enfadado...
Tentativas nada poéticas de compreender o próprio coração...
Pobre de mim!  Até agora minha escrita não tem passado de um espelho velho...
Símbolos sombrios onde as intenções do coração aparecem apagadas e distorcidas.
Fecho meu caderno de fragmentos...
Sinto vontade de jogar tudo no lixo, desistir de escrever, mas não jogo... Não desisto.
Todavia no fundo do coração eu sei que já desisti faz tempo...                           
Não vale a pena continuar tentando o impossível...
Em dias como o de hoje tudo é impossível...
O corpo e a mente estão inertes...
Fé, esperança e amor estão em estado de latência...
Não corro mais atrás de nada, e o que vier a mim espontaneamente eu desprezarei no lixo.
As respostas às minhas orações demoraram tanto para chegar que perderam a validade...
Oro apenas por hábito, não mais por esperança de uma resposta de Deus...
O tempo perdido não pode mais ser recuperado...
Nada mais vale a pena...
Não há mais tempo para começos nem para recomeços...
O que passou, passou...
Eu apostei todas as minhas fichas na vitória da loucura, e perdi tudo...
E a única coisa que nos restou depois da perda da nossa alma, é uma fome que tudo devora...
Ler, escrever, comer, dormir, fornicar, vomitar, arrotar, peidar e defecar não satisfez mais a minha alma...
Quando eu estiver triste num canto, não tente me fazer feliz...
Hoje eu estou muito além de qualquer tentativa de felicidade...
Não me estenda a sua mão, porque eu a morderei com meus dentes de cão raivoso...
Hoje a morte venceu...
Outro dia uma mulher faminta me olhou toda apaixonada...
Eu vi nos olhos dela que ela estava com muita fome...
Oh! Não cometa o mesmo erro dela...
Não se apaixone, porque eu irei embora quando você dormir, e nunca mais voltarei...
Sou um anjo torto e não fui feito para viver preso ao coração de ninguém...
Eu rastejo por abismos que ninguém será capaz de me seguir...
Não sou um homem mal, mas estou acostumado com o desespero e a desolação...
É bom viver ao lado de um anjo desolado?
Seres desolados provocam desolações nos corações onde entram...
Dizem que sou bom até quando quero fazer o mal...
E há quem diga que eu não consigo fazer o mal...
Não tente compreender porque eu sou assim...
Foi um anjo caído que me derrubou no abismo...
Mas isso já foi há muito, muito tempo...
Desde então eu perdi o gosto pelos espaços abertos...
Prefiro o silêncio das janelas fechadas e a solidão das grossas cortinas cerradas...
O vazio da vida é tão grande que nem todo o lixo do mundo será capaz de preenchê-lo...
Hoje é um daqueles dias em que a gente pode devorar uma tonelada de bife com batata frita, beber dez litros de coca-cola e dormir dez horas seguidas, e mesmo assim ainda continuar com fome e sono...
Hoje é um daqueles dias miseráveis em que nada nos agrada...
Logo mais a noite vai ser de insônia...
O dia de hoje foi uma merda e a noite não será melhor que o dia.
Contudo, e isso é um motivo de alegria...
Sob toda essa lassidão do corpo e da mente eu pressinto...
- você não pressente? -
Um vulcão prestes a entrar em erupção...
Em algum lugar sob a pele uma tempestade está em formação...
======
 Domingo, 28 de abril de 2013.

Nenhum comentário :