28 de agosto de 2019

Por que oramos?

Por que oramos? Oramos por várias razões. Acima de tudo, nestes tempos complicados, conturbados e maus, onde é fácil confundir as coisas e perder o rumo certo da verdade e da justiça, oramos pedindo talentos, dons, força, coragem, perseverança e discernimento espiritual para, no meio do caos assustador do mundo, vivermos nossa vida de modo simples, imperturbável, digno e agradável a Deus.

Oramos porque as necessidades da vida não se restringem à satisfação de necessidades materiais. A vida não se resume ao que o dinheiro pode comprar. Temos tantas necessidades que o dinheiro não pode comprar - comunhão, amor, paz, serenidade -, tanta fome que pão algum deste mundo consegue saciar, de modo que, mesmo ocasionalmente cheios de todos os prazeres que o mundo oferece e o dinheiro pode comprar, ainda assim nos sentimos completamente vazios de uma vida plena de verdade, significado e sentido verdadeiro, por isso também oramos, isto é, para que o Espírito de Deus nos visite, nos liberte e nos sacie espiritualmente, dando-nos uma razão maior para viver e lutar. 

Oramos para que a vontade de Deus seja feita em toda a terra. Oramos pelo pão nosso de cada dia. Oramos para que Deus não nos deixe cair em tentação e nos livre do mal. Oramos pelo perdão dos nossos inimigos. Oramos para encontrar e trilhar persistentemente o caminho de Deus, no meio dos labirintos sombrios do mundo. 

Oramos para acender uma luz no meio da escuridão - a luz de Deus. Oramos por avivamento pessoal. Oramos para que Deus nos use para alguma coisa digna e boa, apesar de nós. Oramos porque, no mundo espiritual, sem o auxílio de Deus, nada podemos fazer de bom, justo e verdadeiro. 

Oramos e nos achegamos a Deus em busca de discernimento, sabedoria, profundidade espiritual, graça, paz, vida e transformação interior, porque soltos por nossa própria conta, perdidos e desamparados no mundo, sem o Espírito Santo, nem bem compreendemos o nosso próprio modo de ser, falar e agir. 

Sim, oramos para pedir perdão e misericórdia, porque somos absurda e perturbadamente pecadores e carentes da graça de Deus. Oramos para dizer muito obrigado, porque tudo que recebemos de Deus, nossa vida, nossos sonhos, nossos talentos, nossa fé, nossa esperança, nossa respiração e tudo o mais, é favor imerecido. 
_VBMello

Nenhum comentário :