24 de novembro de 2019

O começo, a destruição e o recomeço do mundo.

Até agora, nada existe. Não há universo.

Não há vida. Não há luz.

Não há escuridão.

Não há respiração. 

Não há esperança, medos, sonhos, culpa.

Não há pecado. Nada.

Deus é tudo o que há. E Deus é amor.

Então, de repente, Deus se torna o Criador. 

– Haja luz! Retumba Sua voz por sobre o grande vazio. Um lampejo de claridade infinita extingue o nada, criando os céus. E com essa luz vem o vento, uma rajada brusca que percorre todo o recém-criado Universo.

Então a água, disforme e aparentemente sem fim, alaga tudo. Em seguida, Deus divide as águas, criando os mares, o céu e a terra.

Ele decreta que plantas, sementes e árvores se espalhem pelo solo e que haja estações. E estrelas no céu. E criaturas pela terra e pelos mares.

Por ټm, Deus cria o homem à Sua imagem e semelhança. Em seguida, cria a mulher, pois o homem não deve estar sozinho. Seus nomes são Adão e Eva, e eles vivem em um paraíso chamado Éden.

Tudo isso leva seis dias no tempo de Deus. No sétimo dia, Ele descansa.

Mas a criação perfeita de Deus se corrompe, arruinada pelos homens e mulheres que dão as costas para o seu Criador. Primeiro Eva, seguida por Adão, Caim e assim por diante. Geração após geração, a devoção a Deus praticamente desaparece. O mal domina o coração dos homens e das mulheres. Isso não agrada o Criador, que ama a Terra e seu povo e quer apenas o melhor para eles. 

Então Deus começa tudo de novo. Ele destrói a humanidade para poder salvá-la [...] É por isso que uma grande arca de madeira está sendo jogada de um lado para outro no mar tempestuoso. É noite. O vento uivante e a chuva torrencial que cai dos céus ameaça afundar a embarcação [...]

Deus descreveu a arca para Noé. Ela seria projetada e construída de acordo com as especificações ditadas por Ele. A enorme embarcação abrigaria um casal de cada espécie animal existente. Assim que estivesse pronta, Deus lançaria sobre o mundo uma tempestade colossal, que inundaria todas as terras e exterminaria toda a Sua criação. Somente as pessoas e animais a bordo da arca de Noé sobreviveriam.

Noé então a construiu, embora seus amigos houvessem zombado dele e sua própria mulher o tivesse considerado um tolo. Ora, ele estava a quilômetros do mar mais próximo, sem a menor possibilidade de zarpar naquele barco. Mesmo assim, continuou a construir a arca, prego por prego, tábua por tábua, erguendo cercados para abrigar os tigres, elefantes, leões e rinocerontes. Sua imensa embarcação se agigantava sobre o solo do deserto e podia ser vista a quilômetros de distância. Ele e sua arca se tornaram uma grande piada que se espalhou aos quatro ventos, e muitos vieram de longe só para vê-la – mesmo que fosse apenas para balançar a cabeça e rir da loucura de Noé. Então a primeira gota de chuva caiu. Não foi uma gota qualquer, pois ela atingiu a terra com um estrondo que parecia prenunciar o juízo final. O céu, antes de um azul límpido, primeiro ficou cinzento e depois tornou-se negro. “Entre na arca”, ordenou Deus. Noé obedeceu e trouxe sua família a bordo consigo [...]

Uma chuva incessante se abateu. As águas subiram à medida que rios subterrâneos irrompiam do solo. Ondas gigantes se elevavam e engoliam a terra. Inundações varriam casas, mercados e vilarejos inteiros do mapa. As pessoas morriam aos milhares. Os mais sortudos eram os que não sabiam nadar e se afogavam de imediato. Os que tentavam se manter à tona tinham tempo de refletir sobre seu destino e o de seus entes queridos antes de serem tragados pelas águas.

Quando a terra aos poucos começou a desaparecer e foi sendo substituída pela água a perder de vista, Noé fechou a escotilha e derrubou as vigas que sustentavam a arca. Logo o mar ergueu sua gigantesca embarcação (que, para seu alívio, flutuou muito bem) e eles saíram oscilando – para onde, só Deus sabia. Mas uma coisa era certa: Deus os salvaria da aniquilação, por pior que fosse o dilúvio e por mais altas que ficassem as águas.

Graças a Noé e sua arca, o mundo renasce. Deus o considera um homem justo e, por causa dele, a humanidade tem a chance de recomeçar do zero. Através dele, a fé nascerá. Através dele, Deus continuará a abraçar o mundo e executará Seu plano para o homem – um plano traçado antes mesmo de a Terra ser criada. Porém, antes de abraçar o mundo, Deus se concentrará numa só nação de pessoas que O temem, honram e adoram. Nessa nação viverá um homem justo e fiel como Noé. Seu nome será Abraão. Mas isso ainda está por vir.
A Bíblia A história de Deus e de Todos Nós – Roma Downey E Mark Burnett

Nenhum comentário :