1 de dezembro de 2019

Calvinismo - J. I. Packer

O calvinismo é um ponto de vista universal, derivado de uma clara visão de Deus como o Criador e Rei do mundo inteiro. 

O calvinismo é a tentativa coerente de reconhecer o Criador como o Senhor, Aquele que faz todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade. 

O calvinismo é uma maneira teocêntrica de pensar acerca da vida, sob a direção e controle da própria Palavra de Deus. Em outras palavras, o calvinismo é a teologia da Bíblia vista da perspectiva da Bíblia — a visão teocêntrica que vê o Criador como a origem, o meio e o fim de tudo quanto existe, tanto no âmbito da natureza quanto no âmbito da graça.

O calvinismo, assim sendo, reflete o teísmo (a crença em Deus como o fundamento de todas as coisas), reflete a religião (a dependência a Deus como o doador de todas as coisas), e reflete a posição evangélica (a confiança em Deus através de Cristo, para todas as coisas), tudo na sua forma mais pura e mais altamente desenvolvida. 

O calvinismo é uma filosofia unificada da história, que encara a inteira diversidade de processos e eventos que têm lugar no mundo de Deus, como nada mais e nada menos do que a concretização de Seu grandioso plano preordenado, visando Suas criaturas e Sua Igreja. Os cinco pontos(total depravação, eleição incondicional, expiação limitada, irresistível graça e perseverança dos santos - TULIP ) asseveram precisamente que Deus é soberano quando salva o indivíduo; mas o calvinismo, como tal, preocupa-se com assertivas muito mais amplas, acerca do fato que Deus é soberano em tudo. 

J. I. Packer - O "ANTIGO" EVANGELHO - Um Desafio para Redescobrir o Evangelho Bíblico. Ensaio Introdutório ao livro de John Owen: A Morte da Morte na Morte de Cristo. Editora Fiel, 2ª edição, 1992. Título original: Introductory Essay to John Owen's - The Death of Death In The Death of Christ. Conversão para texto, revisão e formatação: SusanaCap.

Nenhum comentário :