30 de novembro de 2019

João Calvino e a Santa Ceia do Senhor

Fisicamente frágil, Calvino sofria de muitas indisposições, e também suportou ameaças físicas contra sua vida. Ainda assim, não parou de pregar.

Além disso, alguns grupos de cidadãos genebrinos causavam-lhe muita dor, sendo a maioria de Libertinos, que se orgulhavam de sua pecaminosa licenciosidade […] Os Libertinos praticavam adultério abertamente e ainda assim desejavam participar da ceia do Senhor. Entretanto, Calvino não aceitava isso.

Num conflito épico Philibert Berthelier, um eminente libertino, foi excomungado por causa de sua conhecida promiscuidade sexual. Consequentemente ele foi proibido de participar da ceia do Senhor. Por meio da influência traiçoeira dos libertinos, o Conselho Municipal anulou a decisão da igreja, e Berthelier e seus companheiros foram à igreja a fim de participar da ceia, Eles chegaram com espadas desembainhadas, prontos para lutar.

Calvino desceu do púlpito cheio de coragem, colocou-se na frente da mesa onde se dispunham os elementos da ceia, e disse: “Vocês podem esmagar estas mãos, podem cortar fora estes braços, podem tirar a minha vida, meu sangue é de vocês, podem derramá-lo, mais jamais me forçarão a dar as coisas sagradas ao profano e desonrar a mesa de meu Deus."

Berthelier e os libertinos retiram-se; não estavam à altura de convicções tão inabaláveis.

A arte expositiva de João Calvino - Steve Lawson - páginas 27-28)

VIDA DE JOÃO CALVINO - POR ELE MESMO

Nenhum comentário :