9 de julho de 2020

ESTUDO DA PALAVRA - Hermenêutica bíblica X hermenêutica do diabo

— Interpretar o mundo e tudo que nele há — e tudo que nele acontece, a partir das próprias convicções políticas, direita ou esquerda, não importa, é um tipo de hermenêutica do diabo.


— O Cristão, se sincero, não responde ao mundo a partir das vozes desencontradas do mundo, mas unicamente a partir da unidade da Palavra de Deus, que é soberana sobre tudo e sobre todos.


— Numa palavra: o cristianismo, se bíblico, fala aos dramas do tempo a partir da luz da eternidade, conforme revelada nas Escrituras.


— Portanto, a boa interpretação bíblica não é um "achismo do coração", não é uma opinião minha ou sua. É Deus falando.


— Nada de bom nasce de uma hermenêutica baseada nos desejos do próprio coração, que responde ao mundo a partir das próprias vozes desencontradas do mundo. Na verdade, separado das Escrituras, nosso coração nem sequer sabe o que é a verdade.


— Para o cristão, repito, se sincero, o começo e o fim de toda boa interpretação do mundo e de tudo que nele acontece, política, pandemia, o que for, é deixar Deus falar, não por revelações místicas, sonhos, visões, desejos carnais, ou vozes que se ouve no coração, mas pela voz das Escrituras Sagradas, juiz e luz de toda interpretação verdadeira.


— É isso. Não se empolgue tanto com “as suas verdades”, baseadas nas suas convicções políticas, antes, como dizia Lutero: Deixa Deus ser Deus. Soli Deo gloria.
_VBMello

Nenhum comentário :