Vocês pensam que vim para dar paz à terra? Eu afirmo a vocês que não; pelo contrário, vim para trazer divisão. Porque, daqui em diante, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora e nora contra sogra. [Lucas 12:51-53]
É CLARO QUE A FÉ CRISTÃ DIVIDE AS PESSOAS. Neste mundo de injustiça globalizada, sempre que vejo um cristão, homem ou mulher, não importa, do tipo bonzinho que, estrategicamente, transita bem por todos os ambientes, logo penso que, mais do que uma extraordinária capacidade relacional, tal indivíduo sofre mesmo é de falta de caráter.
Pessoas de caráter firme, que sabem a diferença entre o que é certo e o que é errado, que discernem rápido as diferenças entre a justiça e a injustiça, que estão bem familiarizadas com as diferenças entre o bem e o mal, e que escolheram — incondicionalmente — andar no caminho do bem, não raro, apenas pelo fato de existirem, são perseguidas e hostilizadas. Isso é um fato.
De certa forma, e isso sempre foi assim, o único modo possível de ser cristão e viver sem sofrer perseguições, isto é, viver como pessoa descolada e agradável a todo mundo, é não ter caráter. É não fazer oposição à injustiça e fazer vista grosa ao mal. É calar onde se faz necessário apontar o dedo e denunciar. Enfim, é ser uma pessoa sem qualidades éticas e morais.
Neste mundo de injustiça generalizada, ser cristão, o oposto de um homem sem qualidade moral, é tornar-se, pela oposição ferrenha à injustiça, à mentira, à hipocrisia, persona non grata (pessoa não agradável, não querida ou não bem-vinda) a muitos ambientes e a muitas pessoas, seja no ambiente familiar, na política ou na rua.
De qualquer forma, que fique dito — de uma vez por todas. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. [Mateus 5:10].
Nenhum comentário :
Postar um comentário