11 de setembro de 2019

Vinho velho em odres velhos?

A salvação não é apenas perdão de pecados, mas uma nova vida completa, espiritual e fisicamente abundante. Sim, temos o perdão de pecados, mas temos uma nova vida? Mesmo? Sério?

8 de setembro de 2019

Leituras de Teologia - Herman Bavinck - Objeções às ideias inatas.

De tudo o que foi dito antes, a razão pela qual a teologia cristã rejeitou tão unanimemente a teoria das ideias inatas é clara: é o temor do racionalismo e do misticismo. Se os seres humanos, por ocasião do nascimento, fossem plenamente dotados com um conhecimento claro e distinto, ou de todas as ideias (Platão), ou de Deus (Descartes), ou do ser (Gioberti), eles se tomariam independentes do mundo. Eles seriam capazes de produzir conhecimento puro de dentro de sua própria mente e, assim, seriam autossuficientes. Eles poderiam abrir mão da revelação que Deus deu em sua Palavra. Eles encontrariam conhecimento perfeito de modo mais eficiente em sua própria mente do que na natureza ou na Escritura. Além disso, a teoria das ideias inatas cria um abismo intransponível entre mente e matéria, alma e corpo. O mundo visível, consequentemente, não seria mais uma criação e revelação de Deus, uma corporificação de pensamentos divinos. Dele, nenhuma verdade eterna ou conhecimento intelectual poderia ser deduzido. Os seres humanos só poderiam chegar a isso mediante a autorreflexão e as reminiscências, isolados do mundo e refugiados em si mesmos.