1 de junho de 2019

O tempo e a graça de Deus.

Às vezes, quando a relatividade do tempo atropela as nossas expectativas, ficamos desorientados e desanimados. Em tempos assim, incapazes de discernirmos com clareza, tomados pelo desânimo, olhamos para nossos esforços, não vemos os frutos desejados e ficamos com a sensação de que estamos perdendo tempo, ficando para trás, lutando uma guerra perdida e isso perturba o nosso coração e tira o nosso foco das coisas realmente importantes, a ponto de nos fazer pensar em desistir de tudo que estamos fazendo, como se tudo que sonhamos fosse inútil e sem valor. Devemos vencer a tentação de pensar assim.

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado. (Habacuque 3:17), devemos acreditar que tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1)

Se estamos com Deus, mesmo sem qualquer evidência imediata dos nossos esforços, não devemos pensar que estamos perdendo tempo ou ficando para trás. Em vez de alimentar o coração com pessimismo e desânimo, devemos conservar viva a nossa fé, continuamente trazendo à memória o que pode nos dar esperança. (Lamentações 3:21). O Senhor recompensará a nossa fé. No tempo de Deus, nosso esforço dará fruto, porque Deus não é injusto para se esquecer do nosso esforço e amor sincero. (Hebreus 6:10)

Claro, devemos aproveitar o tempo e as oportunidades… Quem não aproveita o tempo e as oportunidades, é tolo, mas devemos compreender que o fruto do nosso esforço não depende do tempo, mas da graça de Deus, que transcende o tempo. Uma palavra da boca de Deus - acredite - faz nosso esforço frutificar em um mês, mais do que poderia frutificar em dez anos, entregue ao sabor incerto da passagem do tempo.

Se não nos deixarmos levar pelo desânimo, se conservarmos viva a fé, se não desistirmos do sonho, com a graça de Deus, no tempo certo, faremos mais em um ano do que em dez, sim, porque o valor do que sonhamos e realizamos não é (só) questão de tempo e esforço. É, em primeiro lugar, questão de fé em Deus. 

Com efeito, ao contrário do que muitos pensam, não é o escoar ininterrupto do tampo que torna produtivo e eficaz o nosso esforço, é a nossa esperança, o amor que colocamos nas coisas que fazemos, e a nossa fé em Deus, porque o tempo pode ser relativo, mas a graça de Deus não. É isso.
_VBMello

Nenhum comentário :