28 de novembro de 2019

Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé – em Jesus Cristo

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? [1 João 5: 4-5]

A fé realmente eficaz é aquela que, por intermédio da graça de Jesus, não sem renúncia pessoal, vence o mundo. É aquela que se posiciona contra a injustiça, a maldade e a mentira, numa guerra espiritual racional, que nunca é - é bom que se diga -, contra a carne e o sangue, "mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." [Efésios 6:12]

Uma fé sem renúncia pessoal, que combate contra a carne e o sangue, ou que, na busca de alguma honra duvidosa, se deixa moldar pelos padrões anticristãos do mundo, e que, por interesse ou medo, ou o que for, compromete sua fidelidade a Deus, calando-se ou fazendo parcerias com ideologias mundanas e, ou misturando-se perfidamente com as filosofias e tendências do século, no fim, perde a sua identidade e vigor, e não serve para nada, senão para ser pisada e ridicularizada pelos homens. 

A fé que agrada a Deus é aquele que, em todas as dimensões da vida, confia unicamente no poder salvador da Palavra de Deus. Ou seja, é aquela que nas suas relações com o mundo, vive pela fé (Sola fide - somente a fé) , não negocia a Palavra de Deus, mas permanece fiel, mesmo nas perdas (Sola scriptura - somente a Escritura), tem como senhor e salvador, somente a Cristo (Solus Christus - somente Cristo) , que não se vangloria de coisa alguma, mas atribui todas as suas vitórias, somente à ação misericordiosa da graça de Deus (Sola gratia - somente a graça), e que não glorifica nem idolatra coisa alguma, nem ninguém, além de Deus. (Soli Deo gloria - glória somente a Deus). É isso.
_VBMello

Nenhum comentário :